Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a Igualdade linguística na era digital

Os 500 milhões de cidadãos da UE partilham cerca de 80 línguas diferentes, mas enquanto umas dominam no mundo online, outras estão praticamente excluídas.
Este relatório observa que, embora grande parte da nossa actividade quotidiana tenha lugar online, na realidade existe uma divisão digital linguística.
Isto significa que os falantes de idiomas menos usados, incluindo a linguagem de sinais, enfrentam desafios significativos em comparação com os usuários de idiomas mais dominantes.
A fim de colmatar esse fosso tecnológico, as políticas devem incentivar o desenvolvimento tecnológico de todas as línguas europeias. A preservação da língua e, consequentemente da cultura que se desenvolve em torno desta, esta intrinsecamente ligada a sua capacidade para funcionar e ser útil num ambiente moderno e em evolução como e o mundo digital. Assim, a diversidade cultural e linguística está estreitamente ligada às capacidades e aos recursos do mundo digital.
Lamentavelmente, as orientações e políticas da UE em diversas áreas, contrariam a valorização do princípio da diversidade linguística. Exemplo evidente é a cada vez maior restrição linguística da documentação dos organismos da UE, muitas vezes apenas a duas línguas, e o crescente subfinanciamento dos meios de tradução e interpretação utilizados nas instituições, como é flagrante no Parlamento Europeu.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu