Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a formação universitária contínua e à distância como parte da Estratégia europeia em prol da aprendizagem ao longo da vida

O presente relatório apresenta uma visão quase absolutizada do ensino à distância, como forma de potenciar a garantia de acesso a aprendizagem ao longo da vida.
O relatório defende uma rápida adaptação dos sistemas educativos a respostas que potenciem formas de ensino direccionadas ao ensino e formação profissionais de nível superior e contínuo.
Defendendo um acesso facilitado e abrangente à educação o relatório é omisso quanto à realidade onde uma significativa parte das populações têm dificuldades ou ficam impedidas no acesso à educação. Igualmente ausente, a necessidade de garantir respostas públicas que se adequem às necessidades das populações. Por outro lado, nesta visão absolutizada de um ensino à distância que tudo resolve, nada se diz da necessidade de equilibrios entre este tipo de respostas, e a continuidade de oferta de soluções de ensino baseadas em unidades de ensino presencial.
Apesar disso, reconhecem-se um conjunto de vantagens que podem existir neste tipo de formação e que são enumeradas no relatório.
Destacam-se, como pontos negativos deste relatório, a defesa do desenvolvimento de uma plataforma digital única, e a ideia de que a educação e formação devem responder às necessidades dos mercados.

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