Comunicado do Secretariado do Comité Central do PCP

Sobre o falecimento de Yasser Arafat

Perante a notícia do falecimento de Yasser Arafat, Presidente da Organização de Libertação da Palestina e da Autoridade Nacional Palestiniana, o Partido Comunista Português transmite à OLP, às suas componentes e ao povo palestiniano as sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade dos comunistas portugueses.

Yasser Arafat consagrou a vida à luta do seu povo pelos seus direitos nacionais inalienáveis e foi um protagonista particularmente destacado do movimento de emancipação nacional dos povos árabes e por uma paz justa e duradoura no Médio Oriente.

O seu falecimento constitui uma grande perda. Mas a luta heróica do povo palestiniano pela libertação dos territórios ilegalmente ocupados por Israel e pela edificação do seu próprio Estado independente e soberano em terra da Palestina prosseguirá, com a activa solidariedade das forças progressistas e anti-imperialistas de todo o mundo.

Nesta hora de luto, em que é necessário sublinhar as justas razões da causa nacional do povo palestiniano e exigir o fim da violência fascista que sobre ele se tem abatido, o PCP confirma à OLP e ao povo palestiniano a solidariedade de sempre dos comunistas portugueses.

>
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP

Partilhar