Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o desaparecimento de crianças migrantes na Europa

Escutámos as suas prioridades e preocupações espúrias e as intenções securitárias para resolver esta atroz realidade. Registamos como sacodem a responsabilidade da violação dos direitos das crianças, uma violação que soma às muitas violações de direitos humanos que hoje ocorrem em solo Europeu, e que resultam das vossas criminosas políticas migratórias.

Discutamos as causas deste flagelo.

Discutamos como a regulação de Dublin, e os objectivos da vossa revisão em curso do sistema de asilo, desrespeita e impede o direito à reunificação e à vida familiar. Falemos de como as vossas políticas de muros, de externalização de fronteiras, de retorno e repulsão, alimentam as redes de tráfico de seres humanos e a exploração sexual de mulheres e crianças.

Rejeitamos a vossa histeria securitária que privilegia a identificação, recolha de dados dactilográficos, desde os 6 anos, e até a detenção imagine-se, ao invés de garantir o cumprimento dos direitos fundamentais da criança à protecção e à integração.

Tenham vergonha Sr. Avramopoulos!

• União Europeia
  • Intervenções