Pergunta Escrita ao Conselho de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o bloqueio económico e financeiro a Cuba

Os prejuízos materiais e económicos acumulados pelo povo cubano em consequência do bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba durante quase 60 anos, ascendem a 933 678 milhões de dólares, tendo em conta a desvalorização do dólar em relação ao valor do ouro. Calculado a preços correntes, o bloqueio causou prejuízos em mais de 134 mil 499 milhões e 800 mil dólares, segundo estimativas do governo cubano. Só no ano passado, causou a Cuba perdas na ordem de 4 mil 321 milhões 200 mil dólares.
O bloqueio económico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba, continua a prejudicar drasticamente a situação do povo cubano. Impõe simultaneamente prejuízos extraterritoriais, nomeadamente para os Estados-Membros da UE que desejem aprofundar relações com Cuba.
Pergunto ao Conselho:
- qual o ponto de situação da ratificação pelos Estados-Membros do Acordo de Diálogo e Cooperação com Cuba e que medidas está a tomar para que seja concluída por todos os Estados-Membros?
- que esforços foram ou vão ainda ser desenvolvidos, junto da Administração dos EUA no sentido de pôr termo ao bloqueio económico e financeiro unilateral a Cuba, tendo em conta que esta tem sido também uma exigência por várias vezes repetida através de resoluções da Assembleia-Geral da ONU?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu