Sobre a atribuição pelo Parlamento Europeu do prémio Sakharov à denominada «oposição democrática na Venezuela»

Sobre a atribuição pelo Parlamento Europeu do prémio Sakharov à denominada “oposição democrática na Venezuela”, os deputados do PCP no Parlamento Europeu consideram que:

Esta atribuição inscreve-se na longa lista de actos de ingerência contra a República Bolivariana da Venezuela e o povo venezuelano, sendo um gesto tanto mais grave quando procura enaltecer pessoas que foram responsáveis pela promoção de crimes e brutais actos de violência e acção terrorista de que resultaram dezenas de vítimas entre o povo venezuelano.

A melhor resposta a esta inaceitável intromissão da maioria do Parlamento Europeu deu-a o povo venezuelano na eleição da Assembleia Nacional Constituinte e nas recentes eleições regionais que se realizaram na Venezuela, rejeitando a violência golpista dos grupos terroristas, a acção de boicote económico e as ameaças levadas a cabo pela Administração norte-americana.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, solidários com o povo venezuelano e tendo presente o bem estar da comunidade portuguesa residente na Venezuela, reafirmam que a defesa dos interesses desta passa pela clara rejeição das acções desestabilizadoras, terroristas e golpistas, incluindo as posturas que as promovem, como a que foi agora protagonizada pela maioria do Parlamento Europeu.