Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre apoios de fundos europeus à Triumph International em Portugal

A Triumph International esteve implantada em Portugal desde 1961, sedeada em Sacavém, no concelho de Loures, onde laborou durante mais de 50 anos. Em maio de 2016, a Administração decidiu a venda da empresa à Têxtil Gramax Internacional. A empresa emprega mais de 400 trabalhadores.
No passado dia 13 de dezembro, os trabalhadores foram informados pela empresa da decisão de avançar com um processo de insolvência. Tal processo levanta suspeitas de esta empresa surgir como uma fachada transitória para facilitar o encerramento daquela unidade fabril, retirando o ónus à Triumph International do processo de deslocalização de produção que consolidou com a venda desta unidade.
Esta situação é da maior gravidade, quer pelo desemprego criado, quer pelo sério prejuízo para as famílias e para a realidade económica e social do concelho de Loures e do distrito de Lisboa.
Pergunto à Comissão se a Triumph International em Portugal beneficiou de fundos europeus nos cinco anos anteriores à sua deslocalização (2011-2016). Em caso afirmativo, pergunto os fins a que se destinaram e os montantes alocados àquela empresa.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar