Pergunta Escrita ao Conselho de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre os actos persecutórios ao Partido Comunista da Ucrânia

No passado dia 8, de Maio, numa acção deliberada, as autoridades ucranianas concretizaram mais um acto persecutório contra o Partido Comunista da Ucrânia, realizando buscas discricionárias ao escritório daquele partido e à casa do seu Secretário-geral Petro Symonenko.

Trata-se de mais uma acção que visa especificamente o PC da Ucrânia, a par do processo que se arrasta nos tribunais daquele país procurando a ilegalização daquele partido.

Um acção que se soma a um conjunto muito vasto de reiteradas acções de provocação e intimidação fascizantes que, deliberadamente, ocorreram nas vésperas das comemorações do 9 de Maio, o dia da Vitória sobre o nazi-fascimo.

Acontecimentos que decorrem na Ucrânia ante a hipocrisia das instâncias da UE perante a brutal repressão, o arbítrio generalizados e constante atropelo das liberdades, garantias e direitos perpetrados pelo poder anti-democrático e fascizante naquele país.
Pergunto ao Conselho:

Conhece o assalto à sede do PC da Ucrânia e à casa do seu Secretário-Geral?

Que medidas tomará para que os Estados-Membros promovam as necessárias diligências diplomáticas junto das autoridades ucranianas, com vista à exigência de respeito pelas liberdades e direitos democráticos na Ucrânia?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu
  • Ucrânia