Pergunta Escrita ao Conselho de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Sobre o acolhimento por Estados-Membro de mercenários e agentes participantes na agressão e desestabilização da Síria

O Presidente dos EUA recentemente veio pedir aos Estados-Membro da UE para receberem mais de 800 combatentes do Estado Islâmico, alegadamente capturados na Síria pelos EUA, para os julgarem. Segundo Donald Trump, os EUA serão forçados a libertar estes combatentes, e não querem que estes se espalhem pela Europa, pelo que os Estados-Membro da UE teriam que os receber.

O Conselho de Assuntos Externos reunido a 18 de Fevereiro de 2019 parece ter abordado esta matéria, de acordo com declarações de Ministros dos Negócios Estrangeiros de Estados-Membro à imprensa.

Preocupa-nos que estejamos perante uma operação infame dos EUA de fazer regressar em segurança os seus agentes e mercenários utilizados para a operação de deesstabilização e agressão à Síria.

Perguntamos ao Conselho se está ou não a ser planeada uma acção concertada entre os EUA, a NATO e a UE para fazer regressar em segurança agentes e mercenários utilizados para a operação de desestabilização e agressão à Síria?

• União Europeia
  • Perguntas