Declaração escrita de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

A situação no Irão e no Iraque após a recente escalada

O que se passou recentemente no Irão e no Iraque é mais um passo na escalada de tensão, provocação e agressão protagonizada pelos EUA e Israel no Médio Oriente, tendo por objetivo impor a hegemonia do imperialismo norte-americano em toda a região. A ação levada a cabo pelos EUA que levou à morte do general Soleimani e de representantes de movimentos políticos do Iraque e do Líbano constitui um inequívoco acto de guerra, cujas consequências poderão conduzir a um conflito de proporções imprevisíveis. Estranhamente, ou talvez não, este acto de guerra não mereceu condenação pelos Estados-Membros ou pela própria UE. Rejeitamos a estratégia de desestabilização da região promovida pelos Estados Unidos e seus aliados. É fundamental cumprir o direito internacional e o respeito pela soberania dos povos, condenando esta agressão e a escalada de provocação no Médio Oriente. É fundamental acabar com a ocupação militar do Iraque. É fundamental defender a Paz e rejeitar a guerra.

• União Europeia
  • Declarações de Voto