Pergunta Escrita à Vice-Presidente / Alta Representante de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Situação humanitária no Yemen

O conflito no Iêmen mergulhou o país no caos. A fome atinge uma parte significativa da população. As crianças não são poupadas.

Desde o início do conflito no Iêmen há mais de um ano e meio, mais de 6.600 pessoas foram mortas. A grave crise humanitária causada pelos confrontos entre rebeldes e forças leais ao presidente Abd Rabbo Mansour Hadi atinge neste momento um nível crítico. O papel da Arábia Saudita tem sido fortemente criticado pela forma indiscriminada com que bombardeia as posições dos rebeldes Houthi, que eles acusam de ligações com o Irã.

De acordo com o último relatório da FAO, mais de metade dos iemenitas sofrem de malnutrição e sete milhões de pessoas estão em uma situação de emergência alimentar, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado. Destes, três milhões de crianças menores de 5 anos que estão em risco de desnutrição aguda. Só na província de Taiz, uma em cada quatro crianças está em risco.

Perante estes últimos dados da FAO, pergunto à alta representante que tipo de ajuda está a ser dada às populações atingidas e em que medida esta ajuda pode ser reforçada. .

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu