Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação dos produtores de leite na Região Autónoma dos Açores

Na sequência de contactos recentes com produtores de leite das ilhas do Faial e do Pico, na Região Autónoma dos Açores, pude constatar a situação preocupante em que se encontram estes produtores, fruto do baixo preço do leite pago à produção e do elevado custo dos factores de produção.

O baixo rendimento da actividade – fruto de um preço por litro que anda na casa dos 20 cêntimos, quando seria necessário um preço na casa dos 30 cêntimos – tem levado muitos produtores a abandona-lá ou a reduzir o número de efectivos, o que coloca constrangimentos ao abastecimento das indústrias de lacticínios locais (produtos com certificação de origem).

Esta situação é indissociável da opção pelo fim das quotas leiteiras e correspondente liberalização do sector, que criou um quadro potencialmente liquidatário para a produção de leite em Portugal.

Os produtores referem também o elevado preço das rações e o que consideram ser o injustificado diferencial face aos preços praticados nas ilhas do grupo ocidental.

Em face do exposto, solicito informações da Comissão Europeia atinentes a:
- Mecanismos de regulação da produção que permitam a elevação dos preços à produção e a sobrevivência do sector;
- Mecanismos que reduzam e harmonizem o custo dos factores de produção para todos os produtores da Região.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu