Declaração escrita de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação na Síria

Queremos, mais uma vez, manifestar a nossa preocupação e o nosso mais vivo repúdio pela estratégia que as principais potências da NATO, em coordenação com a Turquia e com os regimes ditatoriais do conselho de cooperação do golfo, vêm desenhando para uma intervenção na região do Médio Oriente.

As interferências e as tentativas de desestabilização interna em curso, a instigação de conflitos sectários e a preparação de novas agressões imperialistas contra povos e estados soberanos, são inaceitáveis!

Aproveitando legítimas preocupações relativamente à situação em diversos países da região, foi montada uma gigantesca campanha de mistificação e mentira, que, por via da comunicação social dominante, tenta esconder as reais razões da violência registada na Síria há vários meses, apresentando manobras de ingerência externa, de infiltração de forças especiais e serviços secretos estrangeiros, envolvendo financiamento, treino e armamento de mercenários armados e grupos terroristas, como se de uma luta popular pela democracia se tratasse.

Numa altura em que a evolução da situação internacional, marcada pelo aprofundamento da crise do capitalismo em múltiplas vertentes, aponta para reais e grandes perigos de novas guerras de agressão contras os povos da região, que põem em perigo a segurança internacional, é mais importante do que nunca afirmar os valores da paz e da solidariedade internacionalista.

• União Europeia
  • Declarações Escritas