Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação na empresa Jado Ibéria

A empresa Jado Ibéria, pertencente ao grupo multinacional Ideal Standard International, instalada em Portugal, no distrito de Braga, recorreu, pela quarta vez, a um processo de lay-off (depois de o ter feito já, anteriormente, por três vezes, nos últimos quatro anos).

Trabalhadores e sindicatos acusam a empresa de recorrer abusivamente a este instrumento, usando a crise como argumento. Invariavelmente, sublinham, o resultado é o aumento da exploração dos trabalhadores: ritmos de trabalho mais intensos, durante os períodos de laboração, e diminuição considerável dos salários. São mais de uma centena os trabalhadores afectados por esta medida. Tudo isto num distrito em que se agrava o desemprego e se degrada acentuadamente a situação social.

Tendo em conta que a multinacional em causa beneficiou de diversos apoios, tanto nacionais como comunitários, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Tem conhecimento de qual o montante de fundos comunitários canalizados para esta empresa?
2. Que medidas existem para evitar que multinacionais que recebem apoios comunitários recorram a expedientes que visam a intensificação da exploração dos seus trabalhadores?
3. Está disponível para discutir com esta multinacional medidas de estabilização da Jado Ibéria, defendendo os direitos, os interesses e os postos de trabalho dos seus trabalhadores?

• Trabalhadores
  • Perguntas