Seminário

Seminário «Uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Direitos, justiça social, cooperação e soberania»

Realizou-se, em Alcochete, o Seminário «Uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Direitos, justiça social, cooperação e soberania», promovido pelo PCP e pelo GUE/NGL - Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu, onde se debateu a crise económica que se aprofunda na União Europeia, evidenciando o seu carácter inseparável da crise da própria UE e dos seus pilares.

As devastadoras consequências sociais provam que as políticas ditas de «saída da crise» não só não resolveram nenhum dos problemas existentes como aprofundam uma espiral recessiva e de destruição de direitos e conquistas sociais, laborais e democráticas. Os discursos da solidariedade e da coesão são desmascarados por uma política de concentração e centralização do capital, pelo aprofundamento do neoliberalismo, do federalismo e do militarismo e pelos crescentes ataques à democracia e soberania dos povos.

É cada vez mais evidente a necessidade e a urgência de uma alternativa à União Europeia: Uma Europa de cooperação, paz e solidariedade entre estados soberanos iguais em direitos, uma Europa dos trabalhadores e dos povos.

Este Seminário contou com a participação e intervenções de João Ferreira e Inẽs Zuber (deputados do PCP ao Parlamento Europeu); Jacky Henin (deputado do Partido Comunista Francês ao Parlamento Europeu); Stavros Evagorou (membro do Bureau Político do AKEL (Chipre); José António Rubio (responsável da Secretaria de Economia da Esquerda Unida - Espanha); Ângelo Alves e Margarida Botelho (membros da Comissão Política do Comité Central do PCP).

>
  • Seminários
  • Parlamento Europeu

Partilhar