Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Seca extrema em Portugal

Os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referem que, no final de junho, 80% de Portugal continental estava em seca severa (72,3%) e extrema (7,3%). Acresce que 18 das 60 barragens do Continente iniciaram o verão com menos de metade da água que conseguem armazenar.

Segundo o índice meteorológico de seca (que tem em conta os dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo), em 30 de junho mantinha-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território de Portugal continental, verificando-se, em relação a 31 de maio, um agravamento da sua intensidade.

Os prejuízos provocados pela diminuição drástica de produtividade das colheitas e pela falta de água e forragens para os animais de criação começam a ser estimados em várias centenas de milhões de euros em vários setores da agricultura e agropecuária.

Neste quadro gravíssimo onde não chega a antecipação do pagamento das ajudas da PAC aos agricultores, pergunto à Comissão Europeia em que medida é possível recorrer ao Fundo de Solidariedade da União Europeia ou a outros fundos (Fundo de Coesão, Fundos Estruturais) ainda em tempo útil de salvar as colheitas e os animais.

• União Europeia
  • Perguntas