Voto N.º 110/XIV/1.ª

Saudação aos trabalhadores da Autoeuropa

Foram divulgados os resultados das empresas do grupo Volkswagen. A Volkswagen Autoeuropa atingiu elevados níveis de produção, que contribuem para a dinamização económica da região e do país e devem servir para a elevação das condições retributivas e sociais para todos.

Impõe-se que os trabalhadores sejam valorizados, pois são eles os responsáveis por estes resultados. A valorização em termos retributivos e a passagem de mais trabalhadores com contrato precário para o quadro da empresa, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, é a melhor forma de fazer refletir e progredir os resultados alcançados.

A unidade e a luta dos trabalhadores da Autoeuropa permitiram vitórias importantes: aumentos salariais, melhorias nas condições de trabalho, a passagem a efetivos de 850 trabalhadores - embora continue a existir um número significativo de trabalhadores com vínculos precários, quer na Autoeuropa, quer nas empresas fornecedoras.

O tipo de trabalho que se pratica na Autoeuropa, como no sector da construção e montagem automóvel em geral, é desgastante, o que tem levado ao surgimento significativo de doenças profissionais, para as quais se impõem medidas de prevenção.

A produção alcançada na fábrica de Palmela deve ser associada ao aumento da incorporação de produção nacional no sector automóvel, criando mais emprego no nosso país e diminuindo as importações.

A Assembleia da República reunida em plenária saúda os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa pela sua unidade, profissionalismo e pelos altos níveis de qualidade e produção alcançados no ano de 2019.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Votos