Secretariado do Comité Central

Saudação ao Partido Comunista Peruano pela vitória de Ollanta Humala na 2ª volta das eleições Presidenciais

Ao Comité Central do
Partido Comunista Peruano
Lisboa, 7 de Junho de 2011
Queridos camaradas,

Os resultados conhecidos até ao momento indicam com segurança que a candidatura de Ollanta Humala saiu vencedora da 2a volta da eleição presidencial no Peru, facto pelo qual vos estendemos calorosas felicitações dos comunistas portugueses.

A eleição de Humala, candidatura apoiada pelo PC Peruano e em que confluíram as forças progressistas e democráticas peruanas representa uma importante vitória popular, cujo significado transcende, inclusive, as fronteiras do Peru, não podendo ser dissociado do contexto de lutas travadas na América Latina e dos avanços da causa da soberania e da emancipação alcançados nos últimos anos, não obstante a evidente
escalada interventiva das forças mais retrógradas em articulação com o imperialismo.

O presente triunfo eleitoral e o fracasso da agenda reaccionária da grande burguesia peruana na jornada de dia 5 de Junho abrem expectativas do início de uma nova etapa da vida política do Peru e da luta do povo peruano e dos seus sectores mais combativos em defesa dos interesses nacionais e da construção de um futuro melhor.

Partilhando da satisfação pela vitória agora consumada, queremos transmitir-vos os votos dos maiores sucessos para a acção e luta em prol dos interesses das amplas massas trabalhadoras e do povo peruano.

Fraternalmente,

O Secretariado do Comité Central do Comité Central do