Intervenção de Honório Novo, Mandatário da lista da CDU pelo distrito do Porto, Comício de apresentação da lista da CDU ao Círculo Eleitoral do Porto

São candidatos da CDU dispostos para defenderem, em todas as situações circunstâncias os interesses da população e do Povo do Porto

Quero saudar os militantes e simpatizantes da Coligação Democrática Unitária, aqui hoje presentes neste comício de apresentação da nossa candidatura às eleições legislativas!

Quero também saudar os membros da Intervenção Democrática!

E gostaria de saudar de forma muito especial os independentes, os muitos independentes que dizem presente e que se juntam à CDU neste combate eleitoral com que todos queremos derrotar a Direita e as Políticas de direita em Portugal!

Quero igualmente saudar os militantes do Partido Ecologista Os Verdes e finalmente saudar de forma muito afetuosa os meus camaradas, dirigentes e militantes do Partido Comunista Português.

Permitam-me uma última saudação. Uma última saudação que é primeira, muito especial, dirigida à população do Porto que aqui nos ouve e assiste a este comício, uma saudação dirigida de forma geral à população da nossa cidade e do nosso distrito.

Uma saudação aos trabalhadores e ao Povo do Porto que nas próximas eleições vão ajudar a correr de vez com o desgoverno do PSD e do CDS, ajudar a correr de vez com Passos Coelho e Paulo Portas, que vão ajudar a dizer não a todos os que, do PS ao PSD e CDS, trouxeram a troica para oprimir Portugal, que vão ajudar a dizer não às políticas de austeridade, às políticas da troica sem troica que o arco de governação das alternâncias e das falsas alternativas quer prosseguir nosso País depois das próximas eleições, embora agora, em campanha eleitoral, não o digam ou o intencionalmente o escondam.

Hoje falamos diretamente à população e ao Povo da cidade e do distrito.

Hoje apresentamos a lista da CDU que se vai apresentar pelo nosso distrito às próximas eleições.

Os homens e as mulheres que aqui hoje estão neste palco, encaram sem medo, olhos nos olhos, os eleitores e a população do distrito.

São homens e mulheres profundamente ligados à nossa região.

Não são parquedistas. Não são figurantes de revistas cor de rosa. Não estão aqui para dar o nome e desaparecerem sem deixarem rasto, logo depois das eleições. São candidatos da CDU, candidatos de corpo inteiro, dispostos para defenderem, em todas as situações circunstâncias os interesses da população e do Povo do Porto.

Dos 43 membros que integram a lista de candidatos da CDU pelo distrito do Porto:

- 13 são dirigentes ou delegados sindicais; 15 são autarcas; 10 são dirigentes de associações ambientalistas, culturais, científicas, desportivas ou recreativas.

- 4 são membros independentes; 20 tem menos de 40 anos e - 20 dos 43 candidatos são mulheres.

Estes homens e estas mulheres que hoje se dão a conhecer à população do distrito têm um compromisso de luta contra a direita e as políticas de direita, têm um compromisso de luta contra a destruição do emprego, contra o encerramento de empresas, estão comprometidos com um combate sem tréguas contra a pobreza, com a defesa de políticas que nos devolvam as pensões, as reformas e os salários que nos tiraram, estão comprometidos com o apoio aos estudantes e com a luta dos jovens pelo direito ao emprego, com a defesa dos direitos dos trabalhadores, estão comprometidos com uma luta sem quartel contra as políticas de ingerência da União Europeia e contra o Tratado Orçamental da Senhora Merkel e do Senhor Holande que têm empobrecido e desprezado de forma tão inaceitável o nosso país e o nosso Povo.

Estes homens e estas mulheres não mudam de opinião como cataventos, ao sabor das conveniências, conforme estão no poder ou na oposição. Estes homens e estas mulheres continuam a defender que é urgente e necessário avançar com a regionalização, respeitando a Constituição, aprofundando a democracia, combatendo de facto o centralismo e a governamentalização, e criando as condições para combater as assimetrias e para promover uma coesão nacional autêntica.

A lista de candidatos da CDU pelo distrito do Porto encara as próximas eleições com grande confiança.

Uma confiança que resulta de um trabalho incomparável desenvolvido ao longo dos anos em defesa do Porto e da região. Um trabalho que é reconhecido por cada vez mais pessoas, desde anónimos portuenses até a muitos dos mais ilustres protagonistas da nossa vida coletiva.

Temos todos – a lista de candidatos e todos nós, os militantes, os simpatizantes, onde quer que possamos estar um grande desafio até às próximas eleições!

Vamos todos dizer e mostrar que os políticos não são todos iguais. Vamos afirmar que não são todos iguais porque podemos demonstrar que não são de facto todos iguais.

Há quem honre a palavra dada.

Há quem cumpra compromissos.

Há quem chegue às eleições capaz de olhar sem vergonha, olhos nos olhos, de forma leal os eleitores e o Povo.

Vamos todos dizer – estes homens e estas mulheres candidatos e candidatas, mas também todos nós que apoiamos e simpatizamos com a CDU – que é possível construir uma verdadeira alternativa política que rompa com as políticas de austeridade da troica e do Tratado Orçamental, que rompa com a chantagem da Senhora Merkel e do Senhor Holande, e que rompa com a chantagem das inevitabilidades dos partidos do centrão político nacional.

Vamos todos ajudar a construir uma ideia que cada vez é mais clara e nítida para o nosso Povo: a CDU, a Coligação Unitária Unitária, os partidos que a constituem, os independentes que a integram estão em condições de construir uma verdadeira alternativa, uma alternativa patriótica, uma alternativa de esquerda, uma alternativa que defenda Portugal da submissão ao exterior, uma alternativa que garanta os direitos de quem trabalha e que garanta a defesa da Constituição da República.

Vamos dizer que tudo isto também se constrói nas eleições. Também se constrói com votos. Com mais votos.

E por isso queremos construir – vamos construir - uma alternativa à troica e aos partidos da troica com mais votos no nosso distrito e no País.

E por isso queremos construir – vamos construir – uma alternativa à troica e aos partidos da Troica com mais mandatos, com mais eleitos no distrito e no País.

Vamos dizer que queremos crescer em votos e mandatos no distrito e no País.

Vamos dizer a todos que só assim se poderão travar as políticas de desatre nacional e de declínio do Distrito e do País Vamos dizer a todos que é tempo de crescer e é tempo de votar na CDU contra o FMI a ingerências da União Europeia.

É tempo de crescer e de votar na CDU contra os partidos que apoiaram e continuam a apoiar a troica e o FMI. É tempo de voltar a votar e de crescer, votando na CDU.

Porque vale a pena votar na CDU!

• CDU Legislativas 2015