Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Santuário sanitário apícola em Santa Maria

A Ilha de Santa Maria situada no arquipélago dos Açores é reconhecida como sendo um dos poucos territórios indemnes relativamente à varroa. A varroose representa uma das doenças com maior impacto económico na apicultura. Cerca de 10% da faturação apícula são gastos em tratamento contra a varroa. Em Santa Maria, existem neste momento cerca de 40 pequenos apicultores possuindo cerca de 150 colmeias. Várias regiões de Portugal têm sido repovoadas com enxames desta ilha sobretudo pela qualidade sanitária das abelhas.
Tendo em conta o reconhecimento crescente do papel crucial da apicultura europeia na agricultura e na preservação da biodiversidade, emerge aqui a possibilidade de desenvolvimento do um projeto de interesse europeu visando a seleção e preservação genética da abelha (Apis mellifera) com especial destaque para a abelha ibérica (Apis mellifera ibérica). De referir que este tipo de projeto poderia contribuir para o desenvolvimento da Ilha que enfrenta o problema da ultraperiferia e da dupla insularidade.
Pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz deste potencial e que linhas de apoio existem para a preservação e valorização deste santuário sanitário que pode trazer grandes vantagens para a apicultura europeia, seja através da produção de enxames seja através da produção de rainhas.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu