Intervenção de Jorge Humberto Fernandes, 1º Candidato da CDU às Eleições Legislativas pelo Círculo Eleitoral de Bragança, Acto Público CDU

A ruptura e mudança necessárias à vida nacional passam pela construção de uma alternativa patriótica e de esquerda

A ruptura e mudança necessárias à vida nacional passam pela construção de uma alternativa patriótica e de esquerda

Quero começar por agradecer a vossa presença, na apresentação da lista da CDU pelo distrito de Bragança às próximas legislativas.

É com muita honra que aceito encabeçar esta lista. Sinto-me honrado pela confiança que depositam em mim, mas tenho sobretudo a honra de encabeçar uma lista que herda a força e a dedicação que a Coligação Democrática Unitária tem demonstrado na luta pela defesa dos direitos, interesses e necessidades do povo deste distrito. Que herda os ensinamentos de um colectivo de pessoas que se orientam pelos princípios do Trabalho e da Honestidade com vista a uma sociedade mais justa, onde a esperança não seja uma palavra vã.

Sei que nos acusam de dizermos sempre a mesma coisa, da história da cassete que repete sempre o mesmo.

Não será assim que nos vão calar, antes estou convicto que mais do que nunca precisamos de continuar a apresentar as nossas propostas, porque é preciso acreditar em verdadeiras alternativas.

Não nos calamos, porque também e principalmente a história nos tem dado razão.

Senão vejamos:

- Trinta e nove anos de política de direita, agravadas pelos PEC e pelo Pacto de Agressão, tornaram este distrito mais pobre, mais desigual, e um país mais endividado e dependente;

- Assistimos ao encerramento de dezenas de serviços públicos, ao aumento do desemprego, da pobreza, da emigração e da exclusão social;

- Muitas famílias vivem hoje em situações dramáticas, outras vêm agudizar os seus problemas.

A CDU apresenta três grandes linhas de propostas políticas, que para esta região se concretizam:

- No Aproveitamento das potencialidades da região: desenvolvimento da agricultura, da extracção mineira, de fixação de indústrias designadamente ligadas às características da região (como seja a transformação de pedra, de produtos agrícolas, do mineiro), e reactivação do Cachão.

- No Desenvolvimento do processo de regionalização, reposição das freguesias, defesa dos baldios, defesa dos direitos dos compartes, continuação do combate às portagens da A4, reposição dos apoios à interioridade, lutar pela existência de uma linha férrea, no combate à privatização da água.

- Na reposição dos serviços da Saúde, Tribunais e educação, reposição do direito ao transporte de doentes não urgentes, no apoio aos desempregados, à infância e à terceira idade.

Porque a CDU acredita que o combate às desigualdades e o desenvolvimento económico, dependem do crescimento da produção nacional, na criação de emprego, da reposição dos salários.

Que para o desenvolvimento regional e coesão territorial tem que existir investimento público, e um estado social eficiente e eficaz, será apresentado publicamente durante o próximo mês de Julho, o compromisso eleitoral com o qual nos comprometemos e acreditamos.

Os candidatos e eleitos da CDU, só têm uma cara, seja neste distrito, na Assembleia da Republica ou no Parlamento Europeu. Honram a palavra dada, e não estão enlameados nos casos de corrupção e acto ilícitos que para nosso mal e deste país, tanto têm proliferado.

Porque não continuarmos a dizer aquilo em que acreditamos se fomos nós que alertamos e combatemos os caminhos errados que nos têm imposto, se temos sido nós a força de unidade e de convergência de todos os que não se resignam com o abandono da agricultura, com a desertificação e o despovoamento de Trás-os-Montes.

Somos nós os que se identificam com os valores de Abril, que acreditam num Portugal com Futuro, que acreditam no povo português, na sua história, nas suas conquistas, na sua liberdade.

Encaramos as próximas eleições com confiança, assumimos o objectivo de esclarecer a população, denunciando os responsáveis pela situação em que o país e a região se encontram mergulhados.

Afirmamos a necessidade e a possibilidade de romper com este rumo.

A ruptura e mudança necessárias à vida nacional passam pela construção de uma alternativa patriótica e de esquerda. Passa pela força do voto na CDU.

Contamos com o apoio e a convergência de todos os que lutaram e lutam na linha da frente desta região e deste povo.

  • CDU Legislativas 2015