Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Revisão da Directiva de Produtos de Tabaco

No âmbito da consulta pública lançada pela Comissão sobre uma possível revisão da Directiva de Produtos de Tabaco (2001/37/CE), é apresentada como uma opção de política a interdição do uso de ingredientes na produção de produtos de tabaco.
Esta opção, a ser concretizada, introduziria uma discriminação entre produtores de tabaco na UE, designadamente entre os produtores de cigarros tipo American Blend, que recorrem ao uso de ingredientes, como é o caso das quatro fábricas localizadas em Portugal continental, na Madeira e duas nos Açores, e aqueles que produzem cigarros de tipo Virginia, como no Reino Unido e na Irlanda, que não usam estes ingredientes. Tal implicaria, na prática, uma proibição do fabrico de um tipo de cigarros em detrimento doutro.

Tendo em conta a importância que a produção de tabaco ainda assume, particularmente nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:

1. Que avaliação foi feita do impacto das opções de política propostas em Estados-membros como Portugal, particularmente nas suas regiões ultra-periféricas? Concretamente, que avaliação foi feita do impacto sócio-económico nos países produtores das variantes de tabaco, como o Burley cultivado em Portugal Continental e nos Açores, necessárias ao fabrico dos cigarros do tipo American Blend?

2. Que factos ou dados concretos apontam para uma relação entre as opções propostas e uma redução do consumo de tabaco e da prevalência de doenças relacionadas com o tabagismo?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Saúde
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu