Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Reunião de Partidos de Esquerda de países da UE

A convite do Partido Comunista Português realizou-se no dia 14 de Fevereiro, em Lisboa, uma reunião de Partidos de Esquerda de países da União Europeia tendo em vista as eleições de Junho para o Parlamento Europeu. Eleições que se realizarão num quadro de profunda crise do capitalismo, de agravamento da situação social e de grandes desafios para as forças do progresso social e para todos quantos prosseguem a luta contra a União Europeia do grande capital e por uma outra Europa de progresso, paz e cooperação.

Os participantes expressaram a sua solidariedade com as lutas dos trabalhadores e diferentes camadas sociais que se desenvolvem em todo o continente europeu, tendo particularmente sublinhado a importância de combater as perigosas opções militaristas da União Europeia e da NATO, nomeadamente no quadro da passagem dos 60 anos desta Organização.

Foi confirmada a vontade de prosseguir e aprofundar a sua cooperação, nomeadamente no Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu, e acordado elaborar um Apelo Comum para as Eleições para o Parlamento Europeu que será tornado público numa próxima reunião em Chipre, a convite do Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (AKEL).

Na reunião participaram os seguintes Partidos:

Partido Comunista Alemão
A Esquerda (Alemanha)
Partido Progressista do Povo Trabalhador, AKEL (Chipre)
Partido Comunista de Espanha
Esquerda Unida de Espanha