Declaração de voto de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Resultados da reunião do Eurogrupo e preparação da Cimeira do Euro

Fomos na semana passada confrontados na imprensa com um alegado sucesso no Eurogrupo. Finalmente teria havido acordo sobre matérias que estavam num impasse há meses.

Mas a verdade é que a montanha pariu um rato. As propostas fundamentais de aprofundamento da União Económica e Monetária continuam no impasse. Compreende-se porquê. À beira as eleições europeias, ninguém quer ficar com o ónus de reforçar este monstro de austeridade que desgraçou a vida de milhões de pessoas em toda a Europa.

Mas nem tudo falhou nesta cimeira do Eurogrupo. A questão do financiamento do Fundo Único de Resolução esta já mereceu acordo. Ou seja, quando se trata de acudir aos bancos, os governos lá se puseram de acordo para abrir mais uma vez a torneira, com a criação de uma linha de crédito inesgotável para resolver a próxima crise bancária que há de vir mais cedo que tarde.

Mais uma vez se prova a quem serve esta União Europeia, tão lesta em servir os interesses da alta finança, mas tão lenta em acudir às necessidades das populações.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu