Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Resolução sobre o Plano de Acção para a Natureza, a população e a economia

Em 2015, a Comissão Europeia publicou a revisão intercalar da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2020, com a conclusão de que, em geral, a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistémicos na UE têm continuado desde a linha de base de biodiversidade da UE de 2010.
Na sequência de uma avaliação das Directivas Aves e Habitat, foi adoptado o Plano de Acção para a Natureza, as Pessoas e a Economia para melhorar a implementação destas Directivas e aumentar a sua contribuição para atingir os objectivos de biodiversidade para 2020.
Esta resolução centra-se neste Plano de Acção, enfatizando que é necessário realizar mais esforços para atingir os objectivos da biodiversidade. A resolução aborda o papel das áreas integrantes da Rede Natura 2000, incluindo áreas marinhas, polinizadores e espécies exóticas invasoras (IAS), bem como a caça ilegal e os grandes predadores. Solicita uma maior coerência entre todas as áreas políticas, especialmente a Política Agrícola Comum, para combater a degradação do meio ambiente e a perda de biodiversidade. Exige melhores ferramentas financeiras para a Rede Natura 2000.
Pese embora o sentido geral positivo, fica a faltar uma abordagem mais rigorosa e completa às causas do incumprimento dos objectivos de proteção das espécies e dos seus habitats. Apesar disso, votámos favoravelmente.

>
  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu

Partilhar