Projecto de Resolução N.º 931/XIII/2ª

Requalificação e ampliação urgente da Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I em Alcochete

Requalificação e ampliação urgente da Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I em Alcochete

A Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I está a funcionar nas atuais instalações desde 24 de novembro de 1984. A mudança de instalações na altura foi motivada por um lado, pela degradação das instalações onde funcionava e por outro, pela exiguidade das mesmas face ao elevado número de alunos.

O parque escolar da EB 2,3 El-Rei D. Manuel I era constituído por três blocos de sala de aula, um edifício polivalente onde disponibiliza diversos serviços e um campo e jogos. Com a autorização para lecionar o ensino secundário em 1992 as instalações da escola foram ampliadas com a construção de um novo bloco com salas de aulas e dos balneários. Em 2006 foi inaugurado o pavilhão gimnodesportivo, construído por iniciativa da Câmara Municipal de Alcochete.

Dado o crescimento populacional que se verificou no concelho de Alcochete foi construída a Escola Secundária de Alcochete, deixando a EB 2,3 El-Rei D. Manuel I de lecionar o ensino secundário no ano letivo 2004/2005.

Passados quase 33 anos a escola confronta-se com problemas idênticos e sem qualquer perspetiva no curto espaço de tempo para uma intervenção efetiva e profunda para a requalificação e ampliação do parque escolar. Neste período nunca houve uma intervenção de conservação e manutenção das instalações da escola que evitassem o seu elevado estado de degradação em que hoje se encontram. As intervenções realizadas foram por iniciativa da escola recorrendo ao seu orçamento privativo, o que por si só tem inúmeras limitações.

O edificado tem inúmeros problemas de infiltrações e de humidades em diversos espaços, incluindo no pavilhão gimnodesportivo, os espaços exteriores são desadequados e necessitam de obras, com frequência ocorrem ruturas ao nível das infraestruturas (rede de abastecimento de água e de saneamento obsoletas), o refeitório não tem condições, não há climatização e há coberturas com placas de fibrocimento.

Foi removida a cobertura de fibrocimento de um dos edifícios, mas é necessário retirar o restante. Temos conhecimento que responsáveis do Ministério da Educação em visita à escola assumiram que o Governo iria proceder à remoção de todo o amianto, mas desconhece-se a calendarização da intervenção e o investimento a realizar. É fundamental que se concretize a remoção total do amianto o quanto antes.

As ruturas nas canalizações e as perdas de água são de tal forma graves, que a fatura da água por vezes atinge valores enormes, na ordem dos nove mil a 13 mil euros por mês, o que é incomportável para a escola.

A degradação das instalações assume uma maior dimensão atendendo ao facto de estarem em sobrelotação: as salas estão ocupadas na totalidade do seu horário, as salas não têm capacidade de acolher o elevado número de alunos que integram a turma e não existe espaços livres para o funcionamento de atividades de apoio e de recuperação de aprendizagens.

As atuais instalações da escola foram projetadas para 30 turmas, mas tem atualmente 45 turmas, a que corresponde a mais 50% do número de turmas e houve turmas, em particular do 3º ciclo que foram encaminhadas para a escola secundária. É frequentada por mais de mil alunos do 5º ao 9º ano.

Na Carta Educativa de Alcochete é dito que a escola tem 24 salas de aula, duas salas de informática, duas salas de educação visual e tecnológica, e salas de desenho, dois laboratórios, uma oficina e uma sala de educação musical.

Quanto aos recursos técnico-didáticos existentes é necessário o seu reapetrechamento, em particular do equipamento informático, considerando que o existente avaria com frequência e está obsoleto.

Face a esta situação é urgente a requalificação e ampliação da Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I, não só para solucionar definitivamente os problemas estruturais existentes, mas também ampliar a escola de forma a assegurar as condições para o processo de ensino/aprendizagem, tal como aponta a Carta a Educativa de Alcochete, homologada pelo Ministério da Educação. Simultaneamente e enquanto decorre o procedimento para a concretização da requalificação e ampliação é urgente reparar os problemas imediatos que se colocam, para evitar a continuada degradação das instalações.

A situação em que se encontra esta escola é reflexo das opções políticas de sucessivos governos, de desinvestimento na Escola Pública e que conduziu à degradação do parque escolar, colocando em causa as condições físicas para assegurar o adequado funcionamento da escola e o processo de ensino/aprendizagem.

O Grupo Parlamentar do PCP tem acompanhado e intervindo no sentido da resolução urgente dos prolemas relacionados com as instalações da escola. Já questionámos os vários Governos e mais recentemente até na sequência de uma visita realizada à escola tivemos oportunidade de reiterar o questionamento ao Governo, a Pergunta n.º 3965/XIII/2ª, de 18 de abril de 2017, à qual ainda obtivemos resposta do Governo.

Entretanto à Pergunta n.º 1527/XIII/2ª, de 29 de novembro de 2016, o Governo respondeu a referir que a requalificação desta escola está identificada, mas não adianta mais nada. Diz ainda que está previsto em 2017 uma intervenção urgente para a remoção das placas de fibrocimento das coberturas.

A comunidade educativa, professores, funcionários, pais, estudantes e autarquias há muito que tem vindo a manifestar a necessidade de requalificação e de ampliação desta escola. É neste sentido que o Grupo Parlamentar do PCP na presente iniciativa recomenda ao Governo que coloque a intervenção nesta escola como uma prioridade e desbloqueie desde já todo o processo conducente à requalificação e ampliação da Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I.

Assim, tendo em consideração o acima exposto, e ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do Artigo 4.º do Regimento, os Deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PCP apresentam a seguinte

Resolução

A Assembleia da República, nos termos do n.º 5 do Artigo 166.º da Constituição, recomenda ao Governo que:
1 - Concretize rapidamente a remoção total das placas de fibrocimento existentes na Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I;
2 - Proceda às reparações urgentes no parque escolar de forma a atenuar os problemas existentes até à conclusão da intervenção de requalificação e ampliação da escola;
3 - Desenvolva com urgência o procedimento (projeto, concurso público e empreitada) conducente à requalificação e ampliação da Escola Básica de 2º e 3º ciclos El-Rei D. Manuel I, envolvendo a comunidade educativa em todo o processo, de forma a resolver definitivamente os problemas estruturais existentes e a alargar a capacidade da oferta educativa face à população que abrange, para assegurar as condições adequadas de funcionamento e do processo de ensino/aprendizagem;
4 – No âmbito da requalificação e ampliação da escola, considere ainda o reapetrechamento da escola, nomeadamente quanto ao equipamento informático.

Assembleia da República, 14 de junho de 2017

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República
  • Projectos de Resolução