Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Renacionalização dos CTT Correios de Portugal

Os correios representam um serviço fundamental para qualquer economia. Em Portugal, a empresa CTT, Correios de Portugal, foi privatizada em 2014. Desde então, despediu centenas de trabalhadores (360), encerrou 53 balcões, deixando 48 concelhos sem qualquer posto de atendimento (em Portugal existem 308 concelhos).
Simultaneamente, a empresa adquiriu a licença para entrar no negócio bancário e cria o banco CTT, reordenando recursos humanos e financeiros para o seu novo ramo de atividade. O serviço de correios deteriora-se ainda mais.
Perante este cenário, o descontentamento da população generalizou-se e a renacionalização é a solução pretendida para inverter esta situação.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia ou se existe algum estudo sobre a liberalização dos correios e sobre o seu impacto na qualidade do serviço e na universalidade do acesso por parte das populações.
Pergunto igualmente qual a consequência desta licença bancária no quadro de um processo de nacionalização do grupo CTT decorrente da necessidade de recuperação para o controlo público o serviço postal, serviço público fundamental.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu