Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Ramos - agricultura multifuncional e reforma da PAC<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Nunca se ouviu falar tanto de multifuncionalidade agrícola como hoje, nomeadamente no âmbito da actual reforma da PAC. Até parece que muitos só descobriram agora o carácter multifuncional de agricultura. Ora, a actividade produtiva agrícola sempre teve externalidades positivas para o desenvolvimento do mundo rural, contribuindo para a criação de empregos, para o desenvolvimento de outras actividades económicas a montante, para o ordenamento do território, para a preservação do ambiente, da biodiversidade e das tradições culturais. Para isso é fundamental que haja políticas que promovam uma ampla e densa rede de pequenas e médias explorações familiares e o desenvolvimento dos mercados locais e regionais. É claro que tem sido a presente PAC, mesmo com reformas, o principal responsável pela destruição da multifuncionalidade agrícola, com a progressiva liberalização dos mercados agrícolas. Por isso, concordamos com a relatora que afirma que, mais do que “declarações de intenções”, é necessário medidas concretas no âmbito da PAC, o que não acontece com as propostas da Comissão no âmbito da reforma da PAC. Apoiamos as propostas que a Relatora faz, mas lamentamos que não seja mais ousada.

• Ambiente
  • Declarações de Voto