Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Podesta - sobre as futuras necessidades orçamentais para as acções exteriores<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

O presente relatório tem a virtude de reconhecer que o financiamento da categoria 4 – Política Externa – do actual quadro financeiro se revelou insuficiente. Mas a solução orçamental que preconiza , de redistribuição interna e entre outras categorias, como os Fundos Estruturais, não é de todo aceitável, para mais quando as prioridades de política externa afinal são quase exclusivamente a Política de Europeia de Segurança Comum (PESC) e a Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD), em detrimento da Política de Cooperação e Desenvolvimento que praticamente é esquecida neste relatório. A ideia fundamental que domina é a de uma UE transformada em bloco político e militar, apoiando a estratégia apresentada pela Alto Representante da PESC, bem como o projecto de “Constituição para a Europa” saída da Convenção Europeia, lógica que rejeitámos. O relator apoia a comunitarização da PESC, a reforço dos seus mecanismos operativos e do seu financiamento, a criação de uma força de intervenção rápida – o exército europeu -, o financiamento de equipamentos de defesa no âmbito da PESD e a criação de um ministério dos assuntos externos da UE, na defesa do reforço da presença da UE no mundo e da sua capacidade de resposta na luta contra o terrorismo e ameaças militares diversificadas. Por isso, votamos contra este relatório.

• União Europeia
  • Declarações de Voto