Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Gr&ouml;ner - Seguimento do Livro Branco &quot;Um novo impulso à juventude europeia&quot;<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

O relatório aborda, embora de forma pouco crítica, o documento da Comissão Europeia sobre as suas propostas em matéria de objectivos comuns divididos em dois domínios temáticos prioritários: a participação e a informação dos jovens. De facto, pouco adianta ao próprio Livro e não questiona sequer a forma como decorreram algumas iniciativas, designadamente a Semana Europeia da Juventude, de que em Portugal praticamente não se ouviu falar. No entanto, sublinha alguns aspectos e apresenta propostas que importa ter em conta, designadamente, quando solicita aos Estados-membros que identifiquem as possibilidades de participação dos jovens no processo da tomada de decisão ao nível local, regional e nacional, e que encontrem meios eficazes de auscultar a opinião dos jovens. Nesta área da participação, no entanto, seria importante que se tivessem em conta alguns factores que influenciam a participação, como: igualdade no acesso ao ensino; participação na vida das escolas, além das obrigações curriculares; liberdade e autonomia do associativismo estudantil; direito ao trabalho, emprego com direitos, liberdade sindical; apelo à participação de jovens em várias áreas sociais e políticas em ligação com as diversas realidades locais, regionais e nacionais.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Educação e Ciência