Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório Hieronymi sobre radiodifusão televisiva - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE

O que se pretende é alterar a presente directiva com o argumento da
evolução da televisão, mas a questão que se coloca é a forma de
garantir o lucro das televisões privadas. Há vários estudos que
demonstram que as pessoas cada vez vêem menos anúncios, uma vez que
podem mudar de canal, e, por isso, mesmo, os momentos em que são
transmitidos os blocos publicitários são cada vez mais coincidentes nos
vários canais. Assim, o lucro que advém da publicidade já não é tão
elevado como antes, uma vez que os canais não podem garantir as
audiências a quem paga, e tudo em televisão é medido em percentagem de
audiências.
Então, há que reinventar a publicidade para que se continue a ter
lucro, como, por exemplo, através do product placement, split screen,
telepromoções, publicidade virtual e publicidade interactiva. O mesmo
se passa com o tempo de programa ao fim do qual se pode transmitir a
publicidade. Igualmente existiram diversas propostas relativamente à
publicidade sobre alimentos e bebidas altamente calóricos quando são
transmitidos programas para crianças.
Assim, tendo em conta que passaram as posições mais desfavoráveis às
populações e não se salvaguardaram suficientemente as camadas mais
frágeis, não votámos favoravelmente este relatório.

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