Projecto de Resolução N.º 1569/XII/4.ª

Rejeita a criação do Grupo Hospitalar do Ribatejo

Foi recentemente apresentada pelo Governo aos autarcas do distrito de Santarém, a intenção de criar o “Grupo Hospitalar do Ribatejo”, resultante da fusão entre o Centro Hospitalar do Médio Tejo e o Hospital Distrital de Santarém.

Esta notícia causou uma enorme preocupação em toda a região e suscitou já diversas tomadas de posição por parte de órgãos autárquicos e comissões de utentes.

A experiência recente de reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo veio tornar mais difícil o acesso das populações a cuidados hospitalares, com a concentração da urgência médico-cirúrgica em Abrantes e o fecho de valências nas diversas unidades. Acresce que o Hospital Distrital de Santarém também tem vindo a registar grandes dificuldades de funcionamento, designadamente por falta de profissionais em diversas áreas.

Se as populações e os profissionais de saúde já se confrontam hoje com enormes dificuldades nos hospitais do CHMT (Abrantes, Tomar e Torres Novas) e no Hospital de Santarém, a possibilidade da sua concentração num grupo hospitalar único, é sentida como uma ameaça de maior degradação do acesso a cuidados hospitalares na região.
Nestes termos, o Grupo Parlamentar do PCP apresenta o seguinte projeto de resolução:

Ao abrigo do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, a Assembleia da República rejeita a criação do Grupo Hospitalar do Ribatejo.

Assembleia da República, em 1 de julho de 2015

• Saúde