Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

“Regional University Network” - expectativas e necessidade de alargamento da participação

O Instituto Politécnico de Leiria integra um consórcio europeu de instituições de ensino superior, com valências na área das ciências aplicadas, de outros países, além de Portugal, nomeadamente Irlanda, Holanda, Áustria, Finlândia e Hungria, tendo em vista a dinamização de uma rede com impacto regional, no âmbito das “Regional University Networks”.

O potencial das instituições em causa, o seu impacto no desenvolvimento das regiões em que se inserem, poderão ser significativamente incrementados, caso esta candidatura venha a ser reconhecida, nomeadamente ao nível dos projectos de investigação e da mobilidade de discentes e docentes e investigadores.

Compreende-se, assim, a expectativa positiva criada com esta candidatura.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:

- Para quando se espera uma decisão quanto às candidaturas apresentadas e em que moldes se processará essa decisão - quando e quem decidirá sobre as mesmas?

- Tendo em conta o número de candidaturas apresentadas, considera a possibilidade de elevar a taxa de aprovação prevista, de forma a não frustrar expectativas e projectos de reconhecido valor?

- Considera a necessidade de diversificar os países participantes nesta rede, tendo em conta uma aparente concentração em dois países das candidaturas anteriormente aprovadas (grande prevalência de lideranças de instituições alemãs e de consórcios com participação de instituições francesas)?

• União Europeia
  • Perguntas