Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Quadro europeu para a titularização simples, transparente e normalizada

A titularização está na raiz do processo de financeirização da economia e no coração da bolha especulativa que rebentou em 2008 e mergulhou a Europa e o Mundo numa crise social e económica cujo impacto ainda permanece nas nossas economias.

A titularização consiste num instrumento criado pelos banqueiros para limpar os seus balanços, reunindo créditos mais ou menos duvidosos e criando produtos financeiros que nunca foram nem serão simples e muito menos transparente.

Este relançamento do mercado de titularização representa um passo na direção errada. A Europa não precisa de mais finança. A Europa precisa de mais economia real, mais emprego e mais desenvolvimento. Falta de liquidez quando a BCE anda há meses a encharcar a Europa com a compra de ativos é no mínimo estranho.

Em suma, o que precisamos é de um sistema financeiro público e ao serviço da economia, das empresas e e dos trabalhadores. Mas este objetivo não cabe nesta União Europeia neoliberal ao serviço da faiança e das grandes empresas multinacionais.

• União Europeia
  • Intervenções