Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Pulverização de produtos tóxicos pelo exército israelita em Gaza

Desde a eclosão da segunda Intifada em setembro de 2000, as autoridades israelenses decidiram criar em Gaza uma "zona tampão", roubando ainda mais território aos palestinianos. Desde a agressão do verão de 2014, a zona tampão, tem sido mantida por pulverização química duas vezes por ano (em dezembro e janeiro e abril). Estas pulverizações química, para além de dizimar os campos agrícolas roubados e que ficam na zona tampão, acabam por afetar todos os campos vizinhos destruindo extensas culturas como pomares, morangos e hortícolas.

A organização B’Tselem, que denunciou mais este atentado fala em 400 hectares de terras danificadas com prejuízos anuais orçados em centenas de milhares de euros. A mesma organização, ao mesmo tempo que alerta para os impactos destas pulverizações ao nível da saúde das populações, não deixa de associar esta nova estratégia do exército israelita ao propósito de atacar os meios de subsistência da faixa de Gaza cada vez mais dependente dos produtos alimentares produzidos por Israel.

Pergunto à Alta Representante que avaliação faz desta situação e que medida pensa tomar perante o governo de Israel para que cesse mais este crime bárbaro contra a população de Gaza..

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar