Sobre a CIA

“Este documentário apresenta a história de uma das mais poderosas e clandestinas organizações mundiais, a CIA, através dos olhos dos seus próprios agentes. Segundo os testemunhos de alguns destes, ao longo de décadas, a CIA conspirou o assassínio de chefes de Estado, treinou esquadrões da morte, instalou ditadores em países estrangeiros destruindo regimes democráticos e espiou os próprios americanos (...)” (TV Guia, de 11 a 17/7/98; do programa da SIC no dia 13, 0.55 horas “Os segredos da CIA”).
Eis uma forma directa e simples de pôr a nu aquilo que muita gente sabe e que muitos outros não conhecem ou não querem conhecer. A CIA é uma organização fundamental para levar à prática a política imperialista dos EUA.
Recentemente, a administração dos EUA decidiu fazer um novo e largo recrutamento de agentes para a CIA. O Presidente Clinton tem, naturalmente, responsabilidades em tal decisão.

Segundo a revista Veja (DN, 18/6/98) “Clinton elogiou o primeiro-ministro de Portugal, António Guterres”. Mas em relação ao primeiro-ministro de França, Lionel Jospin, Clinton tem “dúvidas” “quanto ao [seu] pensamento”.
Esta distinção é interessante...

«O Militante» Nº 236 - Setembro / Outubro - 1998