Avante! 98
Uma Festa para todos!

De novo em Setembro. De novo na Quinta da Atalaia, na Amora-Seixal (dias 4, 5 e 6), para a realização da 22ª edição da Festa do Avante! e sua confirmação como um importante acontecimento no panorama político-cultural nacional.
Num ambiente de alegria e combatividade, marcada pelo seu programa político-cultural e pelos seus aspectos próprios de construção e decoração, a Festa do Avante! apresentará este ano uma melhoria das suas infra-estruturas, na procura de uma maior comodidade para quem a visita.

Festa de intervenção e solidariedade

À semelhança de anos anteriores, a intervenção política tem presença assegurada na Atalaia, a começar pela declaração de Carlos Carvalhas, Secretário-Geral do PCP, na abertura da Festa, passando pela realização de muitos debates: sobre a Regionalização, a União Europeia, A globalização e a cooperação Ibero-Latino Americana, Os problemas laborais: a ofensiva legislativa em curso, Direitos dos jovens trabalhadores, As lutas estudantis em torno do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade, O Maio de 68, Actualidade do Manifesto Comunista, para além de questões como o Ambiente, entre outras.
Mas o ponto alto da intervenção política será, sem dúvida, o comício de domingo (às 18h), em que intervirão José Casanova, Director do Avante! e Ângelo Alves, da Comissão Política da JCP. Carlos Carvalhas fará a intervenção de encerramento, num comício que certamente constituirá uma afirmação de confiança dos comunistas portugueses no seu Partido e na sua luta e marcará a o início do ano político do PCP, com importantes batalhas, como o referendo das regiões, a eleição para o Parlamento Europeu e a futura eleição para a AR.
Ao longo dos três dias da Festa, destacamos ainda, no Pavilhão Central, no espaço dedicado à imprensa partidária, as conversas sobre o Avante! - Órgão Central do Partido, Do Prelo à Internet - a Informação do Partido, As Lutas dos Trabalhadores e As Lutas das Mulheres.
Ainda no Pavilhão Central, chamamos à atenção para exposições sobre os 150 anos do Manifesto Comunista, Um Partido mais forte, Novo Rumo para Portugal - o Projecto e as Propostas do PCP, A Política de direita do Governo PS e a luta dos trabalhadores, os referendos, as eleições para o Parlamento Europeu e Assembleia da República, as comemorações do 25º aniversário do 25 de Abril, A imprensa partidária.

No Espaço Internacional marcarão presença as delegações da Alemanha, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, China, Colômbia, Coreia, Cuba, Espanha, Grécia, Iraque, Itália, Kurdistão, Moçambique, Palestina, Perú, Timor, Uruguai, Dinamarca, França, Chipre e outros partidos e organizações progressistas.
Além de um debate sobre a NATO, terão lugar debates de solidariedade com os povos de Cuba, Palestina e Timor-Leste.

Festa da cultura, da música e do desporto

Como já nos vem habituando, a Festa presenteia-nos com um extenso e rico programa cultural. De realçar, a exposição do arquitecto Oscar Niemeyer, organizada pelo próprio e especialmente concebida para a Festa.
Conta ainda com o valioso contributo de vários artistas plásticos nomeadamente: Ambrósio, Luís Rodrigues, Ivone Ralha, Rogério Ribeiro, Santa Bárbara, António do Carmo, Eduardo Neves, Malangatana, para além da participação de mais de duas dezenas de jovens artistas envolvidos em manifestações artísticas de diversas modalidades, subordinadas ao tema Brecht.

Na Feira do Livro e do Disco, outro evento a destacar, será possível encontrar, a par das últimas novidades e dos preços de lançamento, edições menos recentes postas à disposição dos visitantes.

No que toca ao mundo da música, uma das novidades desta Festa é a existência de novos palcos de animação musical em Setúbal, Bragança, Coimbra, Algarve e Café da Amizade.
O Palco 25 de Abril e o Auditório 1º de Maio vão caracterizar-se por uma programação onde, a par de artistas de diferentes nacionalidades, se pode contactar com as sonoridades mais distintas.
Desde 1996 - ano do concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa - que a noite de 6ª feira adquiriu um carácter particular através de manifestações musicais de elevada qualidade em géneros pouco frequentes em palcos ao ar livre. Este ano, a Festa tomou a iniciativa de encomendar uma obra original a estrear nessa noite, no Palco 25 de Abril. Com o título Canções de Atalaia, a peça terá como tema o tratamento de canções populares, universalmente conhecidas e historicamente ligadas aos grandes movimentos sociais e políticos dos últimos dois séculos, desde temas como «La Carmagnole», da Revolução Francesa, a temas interpretados por José Afonso, harmonizadas com suporte noutros temas contemporâneos. Destina-se a uma orquestra de 28 elementos (sopros, guitarras, percussões, piano, teclados e acordeon), que inclui músicos portugueses, americanos e espanhóis. As interpretações vocais estarão a cargo do barítono Jorge Vaz de Carvalho, de Amélia Muge, Jorge Palma e da cantora catalã Carmen Canela. A composição e direcção é de José Eduardo Conceição e Silva.

No Palco 25 de Abril actuará ainda Márcia Freire, cantora unanimemente considerada como a mais significativa figura ascensional da cena baiana e criadora do êxito «Vermelho», acompanhada por 11 músicos.
Por este mesmo palco passará Janita Salomé, com um espectáculo ligado ao seu próximo CD, contando com a participação de Vitorino e três grupos corais alentejanos.

Por outro lado, e retomando uma área que tem estado ausente nas últimas edições da Festa, teremos conosco duas das mais destacadas bandas da actual cena pop londrina: o grupo Faithless e o grupo world music Loop Guru.
Ser-nos-á dada também a oportunidade de ouvir Luís Pastor, Si Kahn e Dick Gaughan, três dos mais destacados intérpretes de música de intervenção e uma presença activa nas cenas de todos os países europeus e dos EUA, combinando todos eles a actividade musical com uma intensa participação cívica.

A presença de músicos africanos será garantida pelo cantor guineense Fernando Carvalho que, com a sua banda luso-guineense Black Feelings, preparou um espectáculo especial para a Festa.
O mesmo fez Jorge Palma, trazendo consigo cinco vozes - Né Ladeiras, Amélia Muge, Filipa Pais, Flak e Zernesto - e cinco músicos: José Salgueiro, Filipe Larsen, Rui Júnior, José Carrapa e Manuel Paulo.

Uma vez mais, Sérgio Godinho volta aos palcos da Festa, optando pelo Auditório 1º de Maio, o que nos sugere um espectáculo de cariz intimista.

Outro dos regressos anunciados é o de Carlos Mendes, com o espectáculo «Vagabundo do Mar».

João Afonso, cantor galardoado este ano com o prémio «Blitz» para a melhor voz nacional, fará este ano a sua estreia na Festa.

No âmbito do rock nacional, a apresentação do trabalho a solo de Flack, um dos nomes mais sonantes do rock português. Paralelamente, a divulgação da banda Pó d’Escrer, já com um CD editado, para além de espectáculos onde se destacam apresentações ligadas a movimentos de intervenção cívica.

No Fado, a voz de Paulo Bragança, cuja originalidade interpretativa não impede o reconhecimento da sua qualidade pelos amadores do Fado clássico.

O solo de Manuel d´Oliveira, jovem guitarrista de Guimarães, no qual se denotam influências da guitarra clássica espanhola e do flamenco, acompanhado pelo trio Mediterrâneo.

Maria Anadon, que tem tido o elogio da crítica especializada, será a portuguesa a dar voz ao jazz.

Presença habitual na Festa, o grupo Telectu, acompanhado pelo trompetista Jack Berrocal e um dos nomes mais destacados da cena alternativa londrina, o clarinete e sax alto Tim Hodgkinson.

Para a comemoração dos centenários do nascimento de duas das mais relevantes figuras da música popular norte- americana - o actor e baixo lírico Paul Robeson e o compositor Geoge Gershwin -, a Festa encomendou, ao cantor lírico Jorge Vaz de Carvalho, um recital dedicado à obra dos dois músicos e que terá lugar no Auditório 1º de Maio.

No Palco Arraial teremos o folclore, com os ranchos, as bandas filarmónicas e a música de baile. Destacamos a Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (Almada), o Grupo Coral dos Trabalhadores dos Serviços Sociais da Câmara Municipal do Seixal, os Estrelas do Guadiana (Tires/Cascais) e os Maning Nice (Setúbal). Apresentar-se-ão também o Rancho Regional da Vila de S. Miguel de Souto, os ranchos folclóricos Camponeses de Montessão (Coimbra) e de Cabrelas (Évora) e o Rancho da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines (Algarve). De salientar ainda o grupo Arco Íris (Beja), o grupo de Danças e Cantares de Rio Meão (Aveiro) e da Fonte da Senhora (Alcochete), os grupos alentejanos do Alvito e de Ourique (Beja), o Grupo Etnográfico “Os Macanitas” (Barcarena-Oeiras) e baile com o conjunto “T.M.G.” (Santarém).

No Palco Novos Valores actuarão: os Baby Jane (Parede), All Breve (Trama-gal), Collens College (Odivelas), Monges do Tibete (Setúbal), Jardins de Pedra (Almada), João Chapere (Linda-a-Velha), Estrada de Santiago (Seixal), Hill’s Blue (Fun-dão), Banda Zeus (Olhão), Peephole (Setúbal) e Sol d’Outrora (Beja).

O Avanteatro, uma vez mais, marca a sua presença com Teatro, Dança e Canto, em torno de Lorca e Brecht.

Quanto ao programa desportivo, destacam-se os torneios e exibições de futebol, basquetebol, ginástica, aeróbica, artes marciais, torneios de tiro com chumbo, xadrez, damas, triatlo, chinquilho e outros jogos tradicionais.
Como novidades, teremos um Sarau de Ginástica, uma demonstração de Paraquedismo pela Associação de Paraquedismo de Loures, Danças Desportivas de Salão, com a participação da Sociedade dos Alunos de Apolo.
O programa desportivo terá o seu ponto alto no domingo, com a prova de atletismo - a tradicional Corrida de Festa.

A Festa do Avante! é também a festa do artesanato e da gastronomia. Num único espaço, todas as organizações do PCP do Continente e das Regiões Autónomas oferecem aos visitantes da Festa o privilégio de terem acesso a mais estas duas vertentes da cultura tradicional do País

«O Militante» Nº 236 - Setembro / Outubro - 1998