21ª Festa do Avante!

Sempre uma nova Festa




A Festa realiza-se num momento de crescentes dificuldades do Governo PS na aplicação de uma política de direita, contra os interesses nacionais, os direitos dos trabalhadores e do povo português. O PS insiste em trilhar os caminhos do PSD, na marcha forçada para a Moeda Única, na ofensiva contra o Sector Público, numa política que aumenta o desemprego e o trabalho precário, na revisão da Constituição (com um acordo vergonhoso com o PSD), no clientelismo. Alarga-se no país o desencanto e o descontentamento com esta política. Aumentam a resistência e a luta contra as suas medidas gravosas e a consciência da necessidade duma nova política, uma política de esquerda.

A Festa reflectirá, no seu programa político, os grandes acontecimentos políticos do país, as propostas e o projecto do Partido, denunciará a política de direita do Governo PS e salientará a resistência e a luta contra esta política, a batalha das eleições autárquicas em que o Partido no quadro da CDU está empenhado.

Evocaremos os 80 anos da Revolução Socialista de Outubro, o Ano Europeu contra o Racismo e outros eventos.

O programa cultural continuará, na linha do que tem caracterizado a Festa, a ser um programa de qualidade, diversificado e inovador no panorama do país. Os espectáculos do Palco 25 de Abril, do Auditório 1º de Maio - que este ano passa para a zona do lago -, dos palcos arraial e Liberdade, do Café Concerto serão um ponto alto, mostrando o que de melhor se faz na música. A X Bienal de Artes Plásticas, o Teatro, o Desporto, a Feira do Livro, a Feira do Disco - que este ano terá uma discoteca - o Espaço Internacional, mostrando as realidades de outros povos e países, o Espaço da Juventude, os Espaços das Organizações Regionais, a animação de rua, a gastronomia, o artesanato, são componentes indissociáveis da Festa, do convívio, da alegria.

Os debates e, particularmente, o Comício serão grandes momentos da nossa Festa e um arranque para a campanha eleitoral das autarquias.



Obra do colectivo partidário


A Festa do Avante! é obra do colectivo partidário, de muitos amigos e simpatizantes. A criatividade, a dedicação, a militância, a alegria de construir uma Festa para o povo, uma Festa para os visitantes nos conhecerem melhor, são chaves do seu êxito.

Num ano com inúmeras tarefas para o Partido, é imprescindível que se encontre o momento, a forma de discutir, mobilizar, e empenhar os colectivos partidários nas inúmeras tarefas que a Festa tem: as jornadas de trabalho para a construção, a divulgação e promoção da Festa, a venda antecipada da EP, a organização de excursões, a responsabilização de milhares de camaradas e amigos para as diferentes tarefas de funcionamento.

O envolvimento de todo o Partido é o primeiro passo para o êxito da nossa Festa. A Festa do Avante!, espaço de convívio e amizade, de liberdade e juventude, é uma oportunidade para muitas dezenas de milhar de visitantes tomarem contacto com as propostas do Partido para os problemas do País.

Trazer à Festa mais e novos visitantes é uma tarefa ao alcance de todos nós. Cada colectivo partidário, cada militante, pode e deve empenhar-se em dar a conhecer o que é a Festa, em trazer mais um amigo.

Num momento de crescente descontentamento com a política de direita do Governo PS, de êxitos assinaláveis da actividade geral do Partido, de crescentes apoios à CDU no quadro das Eleições Autárquicas, estão criadas todas as condições para continuarmos a fazer da 21ª Festa do Avante! o êxito das anteriores Festas.


«O Militante» Nº 229 de Julho/Agosto de 1997