Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Protecção do elefante e comércio de marfim

Anualmente são mortos cerca de 20.000 elefantes com vista à obtenção do respetivo marfim. Tal registo desembocará, na extinção desta espécie que representa o animal terrestre com maior porte no planeta. O continente africano tem apenas 415.000 elefantes, menos 111.000 que na última década, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
A União Europeia representa o maior exportador mundial de marfim com as exportações de marfim trabalhado a aumentarem de forma exponencial nos últimos dois anos após a recomendação da Comissão Europeia de Maio de 2017 para cessar com a exportação de marfim em bruto. Vários países africanos têm pedido à UE para proibir o comércio de marfim.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia o impacto desta recomendação de Maio de 2017 ao nível do tráfego de Marfim e da caça furtiva ao Elefante. Pergunto igualmente qual o resultados das conversações com os Estados Membros relativamente à proibição total do comércio de marfim, reclama pela maioria dos países africanos e grande parte da comunidade científica.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu