Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Proposta de mandato de negociação sobre uma nova parceria com o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte

A relação futura a estabelecer com o Reino Unido deve pautar-se pela cooperação leal, respeitadora da soberania de cada país e dos direitos das comunidades migrantes, pelo benefício mútuo dos povos, através de laços que, para além do campo económico, abranjam domínios como a ciência, o ensino e a cultura. Não é esta a visão plasmada nesta resolução. Esta resolução está toda imbuída de uma visão neoliberal e militarista, que rejeitamos.

Defende-se as liberalizações, incluindo de serviços públicos, a “abertura de mercados”, as regras da OMC, a limitação e demonização da intervenção dos Estados na economia, a desregulamentação social e laboral, uma política externa agressiva e intervencionista e uma perigosa escalada militarista no quadro da NATO.

Ademais, a resolução defende a proibição dos Estados, no exercício da sua soberania, de negociarem e estabelecerem relações bilaterais com o Reino Unido, pretendendo atribuir o exclusivo do direito de negociação à UE, o que é particularmente grave se pensarmos num país como Portugal, com relações históricas com o Reino Unido e com uma relevante comunidade emigrante neste país, cujos direitos e interesses importa salvaguardar.

Não abdicamos de nenhuma frente de luta para os defender, ao contrário dos demais partidos portugueses aqui representados, que apoiaram de alguma forma tais restrições impostas aos Estados.

• União Europeia
  • Declarações de Voto