Intervenção de Paulo Sá na Assembleia de República

A propósito da subida da taxa de juro da dívida pública

Sr. Presidente,

A Sr.ª Deputada Cecília Meireles falou longamente do problema da dívida pública, que é um problema muito sério.

Pergunto-lhe, Sr.ª Deputada: qual a solução do CDS para este problema? Qual é a vossa solução?

Mas, repare, Sr.ª Deputada, que esta é uma pergunta retórica, porque nós sabemos, os portugueses sabem muito bem, qual foi a resposta que o PSD e o CDS deram, entre 2011 e 2015, ao sério problema da dívida pública.

Como lidaram com esse problema? Garantiram que os credores, os especuladores, os agiotas recebiam os juros até ao último cêntimo, custasse o que custasse.

E para atingir este objetivo cortaram salários, cortaram pensões, cortaram prestações sociais, privatizaram empresas públicas estratégicas ao desbarato, degradaram as funções sociais do Estado na saúde, na educação e na segurança social, aumentaram brutalmente os impostos sobre o rendimento do trabalho e sobre o consumo.

Esta foi a resposta que o CDS e também o PSD deram ao sério problema da dívida pública: transferir, por ano, 8000 milhões de euros dos bolsos dos trabalhadores, das famílias, dos reformados, dos micro e pequenos empresários para os bolsos do grande capital, nacional e estrangeiro.

Sr.ª Deputada, não resolveram qualquer problema, porque a dívida e os juros da dívida continuaram a aumentar e, hoje, continuamos vulneráveis aos ataques especulativos dos mercados financeiros.

Já o PCP apresentou uma verdadeira solução para o problema da dívida pública: a sua renegociação nos juros, prazo e montante.

Uma renegociação ao serviço dos interesses nacionais, que reduza significativamente o montante dos juros pagos anualmente, libertando milhares de milhões de euros para investimento produtivo, que sustenta o crescimento económico e a criação de emprego, para a valorização do trabalho e dos trabalhadores, para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde e da escola pública. E o que fez o CDS, Sr.ª Deputada, perante esta proposta do PCP, de verdadeira resposta ao problema da dívida pública? Votou sempre contra! Sempre, Sr.ª Deputada!

Por isso, a declaração política que a Sr.ª Deputada fez hoje aqui, sobre o problema da dívida pública, é de uma profunda hipocrisia.

O CDS não está interessado em resolver o problema da dívida pública.

Na realidade, o CDS, se pudesse, utilizaria o problema da dívida pública, que é um problema sério e real, para impor o regresso à política de exploração e empobrecimento que os senhores, juntamente com o PSD, levaram a cabo no passado recente.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções