Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Promoção e divulgação da obra de José Afonso

José Afonso é uma figura maior da música portuguesa e autor de uma das obras mais marcantes da música popular, a nível europeu e mundial. Impulsionador de um movimento de fecunda renovação da música portuguesa, ao longo das décadas de 60 e 70 do século XX, cruzando influências, os seus 14 álbuns de originais continuam a inspirar inúmeros artistas em Portugal e no mundo. Estima-se que existam cerca de três centenas de versões de canções suas, gravadas por mais de uma centena de intérpretes, o que faz de José Afonso um dos compositores portugueses mais divulgados a nível mundial.
A sua intervenção cívica, cultural e política, como a sua obra, estão indissociavelmente ligadas à resistência anti-fascista, à luta pela liberdade e pela democracia.
A divulgação e promoção da obra de José Afonso, em especial junto das mais novas gerações, reveste-se de inequívoco interesse cultural e enquadra-se nos objectivos de defesa e projecção de valores inspiradores da luta pela construção de um mundo melhor.

Pergunto:
Que programas e medidas da UE podem apoiar projectos de promoção e divulgação da obra de José Afonso, a sua circulação por diferentes países, atenta a necessidade de diversificação de suportes e o objectivo de chegada a novos públicos? Quais as condições de mobilização desses apoios?

• União Europeia
  • Perguntas