Fim das quotas causa miséria imposta por PS, PSD e CDS

Produtores de leite na ruína

No segundo dia de campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa foi até ao distrito de Coimbra, onde a CDU quer eleger deputados. Ao Secretário-Geral do PCP juntou-se, na segunda-feira, 21, Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato por aquele círculo eleitoral. Visitaram a exploração leiteira de Pedro Pimenta, em Ciogo do Campo, onde defenderam a necessidade de pôr o distrito a produzir e a criar emprego.

Na iniciativa – onde estiveram activistas e candidatos da Coligação PCP-PEV, assim como Vladimiro Vale e João Frazão, da Comissão Política do Comité Central do PCP – salientou-se a necessidade de recuperar as quotas leiteiras, extintas desde 1 de Abril de 2015, e de promover medidas de defesa da produção leiteira nacional.

Em Portugal já existiram 80 mil explorações, e que hoje, em 2015, existem cerca de seis mil. «A existência de quotas, no plano do nosso mercado, garantiria aos produtores uma margem para poderem viver», referiu Jerónimo de Sousa, lembrando que «com o fim das quotas – em que mais uma vez os três do costume estiveram juntos [PS, PSD e CDS] – começaram os problemas dos produtores, porque as grandes distribuidoras é que determinam se importam ou não importam os excedentes de leite».

Após uma visita à exploração leiteira, o Secretário-Geral do PCP referiu, em declarações aos jornalistas, que os produtores, em apenas um ano e meio, perderam nove cêntimos por litro, e que «o que se verifica é um apoio de um quarto de cêntimo para tentar evitar um choque ainda maior». A situação agrava-se, a cada dia que passa, com o aumento dos custos de produção, da energia, dos combustíveis, dos preços das rações e das forragens».

Tudo isto, acrescentou Jerónimo de Sousa, «quando somos auto-suficientes» e «podemos produzir quantidades suficientes para que não estivéssemos dependentes do estrangeiro». «Estamos a falar de um País que precisa, como pão para a boca, de produzir mais e de ter aparelho produtivo mais forte como solução para os problemas estruturantes que temos na nossa sociedade. Infelizmente, o que estamos a verificar é que, até aqui, neste sector, se verifica um definhamento e um sufoco dos produtores e das suas famílias».

Medidas concretas

Para a CDU é necessário desenvolver esforços junto das instituições europeias para a manutenção de um quadro de regulação do mercado no plano europeu, que dê resposta aos problemas do sector leiteiro, propondo medidas de defesa dos produtores nacionais, designadamente a garantia de preço justo à produção, a garantia de protecção do mercado nacional face à entrada de leite estrangeiro, a regulamentação efectiva e a fiscalização da actividade especulativa das cadeias de distribuição alimentar, impondo limites ao uso das marcas brancas, bem como estabelecendo «quotas» de vendas da produção nacional.

• CDU Legislativas 2015
  • Economia e Aparelho Produtivo