Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Problemas dos agricultores dos Açores

Numa reunião recente com a direcção da Associação Agrícola de S. Miguel, na Região Autónoma dos Açores, fui informada dos problemas e preocupações dos agricultores daquela região ultraperiférica. Sabe-se que o sector leiteiro tem grande importância, tendo sido o único que cresceu nos dois últimos anos, mas paira a preocupação com a ameaça do fim do sistema de quotas de leite. Igualmente existem outros problemas, seja relativamente aos custos dos transportes inter-ilhas, seja aos custos dos factores de produção ou aos apoios à comercialização, entre outros.
Assim solicito à Comissão Europeia as seguintes informações:

1.Está disponível para apoiar a manutenção do sistema de quotas de leite, embora revendo-o para o tornar mais justo?

2. Considera possível apoiar a abertura de uma linha de crédito bonificado de apoios às Cooperativas que comercializam os factores de produção para a agricultura, tendo em conta a necessidade de apoiar os agricultores que vivem nesta região ultraperiférica?

3.Que apoios podem ser dados à promoção e comercialização dos produtos açoreanos?

4.Que apoios podem ser obtidos para reduzir os custos de transportes inter-ilhas, seja para pessoas, seja para as mercadorias, tendo em conta que a Região Autónoma dos Açores, além de ser região ultraperiférica, inclui  nove ilhas

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Poder Local e Regiões Autónomas