Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Preparando as florestas para as alterações climáticas

Num tema necessariamente vasto, queria aqui deixar apenas dois breves apontamentos.

O primeiro, para chamar a atenção para os factores de ameaça que hoje pesam sobre inúmeros ecossistemas florestais. Entre outros, destaco a dispersão de espécies exóticas invasoras, as pragas e os fogos florestais.

Alguns destes factores têm evidenciado alguma recorrência, em especial em regiões de convergência. Impõe-se o estudo rigoroso dos seus impactos e, bem assim, das melhores formas de aumentar a resiliência da floresta a este conjunto de ameaças, bióticas e abióticas.

Para tal, deverão ser canalizados recursos financeiros suficientes, através de programas e medidas de apoio comunitárias, para a avaliação do estado ecológico e fitossanitário das florestas e para a sua requalificação, incluindo a reflorestação, dando preferência às espécies autóctones e às florestas mistas, a bem da sua resiliência e da biodiversidade.

Uma segunda nota, para chamar a atenção para a enorme diversidade de condições naturais e, consequentemente, de ecossistemas florestais que ocorrem na Europa. Impõe-se reconhecê-la e valorizá-la, valorizando a sua multifuncionalidade e o seu potencial gerador de emprego e de desenvolvimento do mundo rural.

  • Ambiente
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu