Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Praga nos citrinos - Madeira

Foi detetada recentemente na Região Autónoma da Madeira a presença de um inseto picador-sugador, Trioza Erytreae, hemíptero da família Triozidae. Este inseto, mais conhecido pela psila-africana-dos citrino, está presente na Europa, e é portador da bactéria Candidatus Liberibacter spp, verdadeiro agente da doença e para a qual não existe tratamento.

Trata-se de uma importante praga agrícola, vulgarmente conhecida por Enverdecimento dos Citrinos (“Citrus greening”) que, não obstante o facto de não constituir qualquer risco para a saúde humana, é a mais devastadora, ao nível mundial, para os citrinos, causando o envelhecimento precoce das árvores e a sua morte prematura. O fruto cresce pouco, fica deformado e descolorido, provocando avultados prejuízos para os produtores.

Pergunto à Comissão Europeia se a situação da doença “Citrus greening” foi já avaliada pelo comité permanente sobre os vegetais, animais, bens alimentares e alimentação animal, qual o resultado desta avaliação. Pergunto igualmente que fundos existem no quadro do orçamento da UE para apoiar medidas de combate e prevenção no arquipélago da Madeira.

>
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar