Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Praga da batata imparável

A propagação da Tecia Solanívora – conhecida como a praga da traça da Guatemala ou praga da batata – está descontrolada em Espanha. As autoridades espanholas registaram também, no município de Ourense – que se encontra a 60 quilómetros da região do Minho, em Portugal –, a presença do inseto. Existem casos em que os produtores, por recearem perder as culturas evitar comunicar os surtos às autoridades.
Ao todo, foram afetados 33 municípios espanhóis, destruídas mais de 400 toneladas de batatas infetadas e o governo autónomo da Galiza – Xunta da Galicia – já ajudou 1.323 agricultores. mas as autoridades galegas não estão a conseguir controlar o inseto, que facilmente pode atravessar a fronteira através da exportação dos tubérculos e da semente. A Espanha alertou assim toda a União Europeia que a praga está a dominar as plantações da batata na região da Galiza.
Pergunto à Comissão Europeia o que foi feito até agora e que medidas estão a ser postas em práticas para evitar que esta praga contamine os restantes estados membros e em particular Portugal país vizinho de Espanha. Pergunto igualmente que apoios existem para compensar as lerdas e evitar que haja receio dos produtores em comunicar os focos às autoridades sanitárias.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar