Posições Políticas

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 15 de Abril de 2024

A formação do Governo e o seu Programa, seja pelo que afirma, seja pelo que omite, confirma a opção já denunciada pelo PCP, de aprofundamento da política de direita.

Um Programa ao serviço do grande capital e em prejuízo dos trabalhadores, do povo, da juventude e do País.

A suposta redução de IRS para os jovens é uma falácia, sem impacto na imensa maioria dos jovens

Uma grande saudação a esta grande força de Abril que é a Juventude.

EDP: Lucros de 1300 milhões e para os trabalhadores só tostões

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, marcou presença na grande acção de luta dos trabalhadores da EDP. Enquanto a Assembleia dos Accionistas se reúne para dividir entre si 815 milhões de euros, os trabalhadores unem-se para reclamar e defender os seus direitos perante a injustiça imposta pela gestão da EDP. Gestão essa que unilateralmente aplicou um aumento salarial miserável de 3% para 2024, com um mínimo de 60€, contrastando com os lucros milionários da empresa.

Pela Paz, por um sistema de segurança colectiva! Não à NATO!

Passam 75 anos sobre a fundação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). A história e a actual situação internacional atestam da falsidade das proclamações da NATO como uma dita organização defensiva, circunscrita ao espaço do Atlântico Norte, promotora da Paz e defensora dos direitos humanos e do direito internacional.

25 de Abril uma Revolução libertadora e emancipadora. Abril é mais futuro!

Camaradas e amigos

Foram muitos e valiosos os contributos das intervenções que me antecederam, abordando vários dos aspectos da Revolução de Abril, o seu processo, os caminhos a que ela conduziram, as suas conquistas e realizações, a acção dos que contra ela conspiraram e a subverteram, mas, particularmente, a confirmação da sua actualidade e dos seus valores, elementos estruturantes na construção do presente e do futuro.

Portugal hoje, um processo revolucionário inacabado, os combates da actualidade

Assinalamos o 50.º aniversário da Revolução de Abril, desse acontecimento maior, numa realidade concreta do nosso País, no Portugal de hoje.

Uma realidade que é marcada pela Revolução de Abril e as suas conquistas, muitas das quais perduram, mas também pelo processo contra-revolucionário que atacou e eliminou importantes conquistas alcançadas.

Abril é mais futuro - por uma democracia avançada

Camaradas, amigos

O Programa do PCP tem como título “Uma democracia avançada, os valores de Abril no futuro de Portugal”. Se quiséssemos dizer da forma mais rápida possível que o Programa do Partido está intrinsecamente ligado à Revolução de Abril talvez pudéssemos ficar por aqui.

Mas há bastante mais a dizer.

Revolução de Abril, uma afirmação de soberania e de cooperação entre todos os Estados e Povos

Camaradas e amigos,

A importância da Revolução de Abril está à vista no impacto que as suas conquistas e realizações têm na vida nacional mas também na importância dos ensinamentos que dela retiramos quando refletimos na construção da alternativa de que o país necessita.