Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Poluição por microplásticos em estuários

Um trabalho de investigação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em Portugal, revelou que a quantidade de partículas de plástico existente no estuário do rio Douro é superior ao número de larvas de peixes que habitam naquele ecossistema.
A poluição dos ecossistemas estuarinos por microplásticos constitui um perigo potencial para várias espécies que encontram refúgio nestes ecossistemas, seja por via da ingestão de partículas, seja por via da ocupação da coluna de água e da competição por espaço e luz. Não são de excluir, também, efeitos noutras espécies que com elas se relacionem do ponto de vista trófico.
Os dados de concentrações de microplásticos revelados representam problemas não só para as larvas de peixe, mas também para toda a comunidade e para todas as zonas que dependem do estuário, ou seja, as zonas costeiras adjacentes.

Pergunto à Comissão Europeia:
- Qual o ponto de situação, ao nível da UE, no que se refere ao objectivo de diminuição da poluição causada por microplásticos?
- Tem conhecimento de projectos de despoluição em curso e de qual a sua eficácia?
- Que programas e medidas da UE podem apoiar a prevenção desta forma de poluição e a melhoria ambiental das áreas afectadas?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu