Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Pobreza energética da UE

A coligação de organizações e movimentos sociais “Right to Energy for All Europeans” tem vindo a denunciar as consequências da chamada “pobreza energética”, ou seja, da falta de acesso à energia por parte de milhões de pessoas na UE. De acordo com esta coligação, 80 milhões de pessoas vivem em casas sem condições, do ponto de vista energético, e as mortes consideradas excessivas, durante o Inverno, atingem 200 mil pessoas todos os anos, sendo que metade deste número estará directamente ligado a casas demasiado frias.
Em face do exposto, pergunto à Comissão Europeia se está disponível para reforçar as medidas (insuficientes) propostas no pacote legislativo “Energia limpa para todos os europeus” para combater a pobreza energética e se considera dar prioridade aos consumidores mais vulneráveis e aos agregados familiares de menores rendimentos em todas as iniciativas relacionadas com a eficiência energética e com a renovação de edifícios (o que deverá naturalmente ter reflexos na dotação indicativa por país das verbas a afectar a estas finalidades).

• União Europeia
  • Perguntas